As costureiras de Auschwitz
A britânica Lucy Adlington, historiadora e especialista em moda, apresenta em As costureiras de Auschwitz a história de 25 prisioneiras que trabalhavam em uma oficina de costura de luxo, em um dos maiores campos de extermínio da Segunda Guerra Mundial.
O estúdio de alta-costura superior foi fundado por Hedwig Höss, esposa do comandante de Auschwitz. As prisioneiras costuravam roupas de luxo para as mulheres de guardas e oficiais nazistas. Elas desenhavam, cortavam e costuravam dentro do campo de concentração nazista.
Através de pesquisas documentais e entrevistas, Lucy conseguiu resgatar a história dessas prisioneiras. O livro inclui uma entrevista com Bracha Berkovič Kohút, última costureira sobrevivente. A obra é um lançamento do selo Crítica da Editora Planeta.
O livro também apresenta relatos da vida em Auschwitz. Violências, humilhações, perigos e como as redes de relacionamento e resistência se desenvolveram no campo.
Enquanto a SS selecionava pessoas para morrer nas câmaras de gás, a prisioneira Marta proporcionava uma chance de sobreviver ao recrutar ajudantes para o ateliê de costura.
Você encontra o livro na Amazon.
Mais novidades do mundo literário, continue navegando!