
Reprodução | Internet
Depressão não rima com coração: O poeta Hugo Novaes promove debate sobre depressão através da poesia
Em parceria com o psicólogo Leonardo Pedrosa, Hugo Novaes organiza palestras usando a poesia para conscientizar e prevenir jovens contra a depressão e o suicídio
O mês de setembro traz a campanha mundial de conscientização e prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo. Aproveitando a data, o poeta digital Hugo Novaes lançou o projeto “Depressão não rima com coração”, que conta com palestras de 50 minutos, projetadas, inicialmente, para escolas e universidades, onde encontra-se a maior concentração de seu público-alvo.
Baseado em uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Exeter, no Reino Unido, que mostra que a poesia atua na parte do cérebro responsável pela memória e pelos sentimentos, a iniciativa tem como proposta despertar sentimentos positivos nos jovens espectadores através de conversas que tratem com arte e leveza um assunto tão pesado.
“Tocar a alma, provocar empatia, conversar sobre os contextos causadores da doença. Tudo isso em poemas que evoquem amor-próprio e autoestima”, afirma Hugo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão atinge um em cada cinco adolescentes de até 18 anos e é a segunda maior causa de morte entre a faixa etária de 15 à 29 anos. E poesia traz todo um embasamento científico necessário para ajudar na cura.
O psicólogo Leonardo Pedrosa, idealizador do canal Psicologia Em Um Minuto, foi como um alicerce no desenvolvimento do projeto, dando a base para a arte de Hugo. Diante da seriedade do tema, Leonardo se prontificou a dar todo o e para que não houvessem arestas.
Segundo Hugo Novaes, o objetivo é salvar pessoas. “Se conseguirmos salvar uma só vida, já não conseguiríamos medir a importância do projeto, imagina salvar várias delas”, destaca o poeta.
Mais novidades do mundo literário, clique aqui!