O sentido das águas: livro narra as viagens científicas do médico Drauzio Varella pela floresta amazônica
Será que a ciência mora apenas nas grandes cidades? Bem, os avanços tecnológicos são fundamentais para nós, mas é necessário olhar ao nosso redor. E, para Drauzio Varella, foi necessário olhar para a imensidão do rio Negro. O sentido das águas narra o período de viagens científicas do médico ao norte do país.
A obra é um caderno de viagens, fruto das mais de cem viagens do médico e uma equipe de jovens pesquisadores. Eles coletaram plantas, testaram extratos contra células malignas e bactérias resistentes a antibióticos e, nos últimos anos, continuam realizando experimentos. Ao narrar as pesquisas, a obra mostra a importância da proteção ambiental e das populações que conhecem essa terra, como os indígenas e ribeirinhos que guiaram a equipe nas viagens.
O contato com os indígenas e os ribeirinhos descendentes dos primeiros nordestinos que migraram para lá me abriu as portas de um universo inimaginável para alguém que, como eu, sempre morou num centro urbano como São Paulo.
Você já deve conhecer o Drauzio Varella pela sua participação na televisão ou outras obras literárias, como Carandiru. Agora, tem a oportunidade de ver mais uma face do médico. O livro está disponível aqui.
Mais novidades do mundo literário, continue navegando!