
(Divulgação/Ile Machado/MdeMulher)
Tudo Nela Brilha e Queima – Ryane Leão
Tudo nela brilha e queima – Poemas de luta e amor é uma obra sobre amores, sabores, encontros e desencontros. Uma viagem pra dentro de si. Diz também sobre abuso.
A obra é um daqueles livros que a cada verso a vontade é de abraçar a autora e dizer que tudo vai ficar bem. A cada página, Ryane Leão sangra em suas estrofes para, em seguida, mostrar ao leitor o seu processo de auto cura, por meio de poesias que transmitem a delícia e a dor que é ser uma mulher. Uma mulher negra!
“o mundo tem medo
de mulheres
extraordinárias” (pag.10)
A autora expõe ao mundo a forma como o feminismo se torna necessário em uma sociedade que oprime a mulher em seu sentido mais puro e incentiva as mulheres a contarem suas histórias e descobrirem o poder intrínseco a elas.
“meu recado às mulheres
“contem
suas histórias
descubram o poder
de milhões de vozes
que foram caladas
por séculos” (pag. 54)
Em seus relatos, Ryane nos mostra sua vulnerabilidade e força ao superar relacionamentos abusivos e o resgate de sua autoestima. Onde a maior de todas as batalhas é consigo mesma.
“eu que sou luta
tenho também batalhas comigo mesma
atrás do melhor de mim” (pág.92)
Acredito que esse tipo de leitura seja cada dia mais necessária. Mulheres, leiam mais poesia! Se inspirem!
“a poesia estanca a minha ferida
e a de quem lê” (pág. 156)
Sobre a autora: Ryane Leão é uma mulher preta, poeta e professora cuiabana que vive em São Paulo. Publica seus escritos em lambe-lambe e na internet com o projeto onde jazz meu coração. Além disso, escreve em blog autorais há mais de dez anos e recita seus poemas em saraus e slams da cidade. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação.
“que ideia mais estúpida
achar que é melhor sentir dor
a não sentir nada
elevamos o sentir a níveis tão errados
que preferimos atear fogo
em nós mesmas
a conviver com nossos vazios” (pág. 130)
Tudo nela brilha e queima – Poemas de luta e amor é uma publicação da Editora Planeta.