/* */ var penciBlocksArray=[]; var portfolioDataJs = portfolioDataJs || [];var PENCILOCALCACHE = {}; (function () { "use strict"; PENCILOCALCACHE = { data: {}, remove: function ( ajaxFilterItem ) { delete PENCILOCALCACHE.data[ajaxFilterItem]; }, exist: function ( ajaxFilterItem ) { return PENCILOCALCACHE.data.hasOwnProperty( ajaxFilterItem ) && PENCILOCALCACHE.data[ajaxFilterItem] !== null; }, get: function ( ajaxFilterItem ) { return PENCILOCALCACHE.data[ajaxFilterItem]; }, set: function ( ajaxFilterItem, cachedData ) { PENCILOCALCACHE.remove( ajaxFilterItem ); PENCILOCALCACHE.data[ajaxFilterItem] = cachedData; } }; } )();function penciBlock() { this.atts_json = ''; this.content = ''; }
Início > Vou te cancelei: documentário do canal GNT sobre cancelamentos na internet 

Vou te cancelei: documentário do canal GNT sobre cancelamentos na internet 

por Elis Rouse
2 minutos de leitura

Vou te cancelei: documentário do canal GNT sobre cancelamentos na internet 

Produzido pelo canal GNT, o documentário Vou te cancelei aborda um dos principais temas de debate na internet: o cancelamento. 

É um tema bem interessante e mais atual impossível, com uma produção bem amarrada e um roteiro ágil. O doc., de pouco mais de uma hora de duração, reúne cancelados, “canceladores”, especialistas em mídias digitais e em saúde mental, filósofos e estudiosos brasileiros e estrangeiros. 

Veja o trailer clicando aqui

Juntos, eles tentam explicar o que é de fato o tal do cancelamento, suas consequências e extremos. A que ponto as pessoas têm chegado em nome dessa prática. A raiva e o linchamento digital estão cada vez mais frequentes. 

Da menina que pintou a girafa no corpo em ato a favor da Amazônia, à mais recente, Lumena do BBB 21. O doc. relembra casos de cancelamento virtual e debate o impacto do fenômeno da internet e das mídias sociais na vida real de quem é submetido a essa exposição. 

Ao mesmo tempo que a internet é uma ferramenta de trabalho, aproxima pessoas e encurta distâncias, um lado oculto e perverso de quem está por trás dos perfis canceladores se revela de uma maneira impiedosa e até mesmo cruel. 

Durante todo o documentário acompanhamos a saga da influenciadora Jojoca, que selecionou vários comentários odiosos que recebeu após um posicionamento, e tenta conversar com essas pessoas. O ponto alto, para mim, é quando ela consegue, enfim, ser atendida por um deles.  

O doc. também traz algumas discussões interessantes, como o cancelamento seletivo que refletem questões estruturais, como racismo e sexismo. E que o cancelamento não é exclusividade de famosos, todo mundo que está nas mídias sociais está sujeito a ele. Lembra também casos reais, em que o cancelamento virtual resultou em morte na vida real, causada por boatos espalhados na internet. 

Sempre é bom reforçar: fake news matam!

Vem ler outras notícias do universo literário, filmes e séries. Clique aqui!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, clique em "Ler Mais". Aceitar Ler Mais